RTP – Uma história com 58 anos

3Recompensas
×1

A televisão pública portuguesa celebra hoje 58 anos.

11019211_604519906346545_4061160655121771610_n

Vinte anos depois do aparecimento das primeiras emissões televisivas internacionais e numa época em que nos Estados Unidos a caixa mágica já tinha cores, nasce em Portugal o primeiro canal de televisão.

Fazendo as contas é fácil perceber que por cá o contexto era de ditadura e pautado de um forte isolamento do país, no entanto reúnem-se condições para o eclodir da primeira emissora televisiva em Portugal, a RTP - Rádio Televisão Portuguesa - em 1957.

Mas a história começa um pouco antes de ter propriamente começado. Sim, porque a 4 de setembro de 1956, a partir da Feira Popular de Lisboa e com o apoio do jornal "O Século", iniciavam-se as emissões experimentais daquela que viria a ser a RTP que tão bem conhecemos.

Ora, é a 7 de março de 1957, nos Estúdios do Lumiar, pelas 21h30 que vai para o ar a primeira emissão oficial da estação televisiva. A partir daqui iniciam-se as emissões regulares com uma programação diferenciada diariamente.

No primeiro ano de vida, a RTP adquire a primeira viatura de exteriores com o intuito de realizar a cobertura de eventos relevantes. A ambição deste, então, pequeno canal vai crescendo a pouco e pouco até que em agosto de 1957, a RTP realiza a primeira reportagem no estrangeiro, no Brasil e em outubro do mesmo ano transmite o lançamento do primeiro satélite artificial russo, o Sputnik. Em 1958, é a vez da transmissão do discurso de António de Oliveira Salazar, a propósito da campanha eleitoral para as eleições presidenciais.

Nasceu num contexto de ditadura e não se safou do lápis azul mas ainda assim, a RTP conseguiu contorná-lo indiretametne com a emissão de programas com alguns tons polémicos para a época, como a primeira transmissão da Volta a Portugal em Bicicleta ou do Festival da Canção. 

A pouco e pouco, a sua entidade jornalística vai-se afirmando com a cobertura de eventos relevantes e em 1968 nasce o segundo canal da estação televisiva - a RTP2 como é conhecida hoje. Nesta altura, os portugueses passaram a ligar a caixinha mágica não só à noite mas também à hora de almoço para acompanhar uma nova rúbrica de programação, o Telejornal.

A 25 de abril de 1974, é a RTP que juntamente com a Emissora Nacional dá conta aos portugueses dos últimos acontecimentos da revolução militar instaurada no país.

Já em 1980, aquando do seu 23º aniversário, a RTP ganha cores, apesar de serem poucos os portugueses com televisores que permitissem esta inovação.

E foram tantos os episódios que compõem a história de um canal que nasceu há 58 anos que vos deixo com um vídeo que tão bem os recorda...

 

Denunciar conteúdo

Tem algo a dizer? Esse é seu momento.

Se quer receber notificações de todos os novos comentários, deve entrar no Beevoz com o seu utilizador. Para isso deve estar registado.