Celular que funciona sem bateria! Será?

Apesar de interessante o primeiro protótipo é bem diferente do que se imagina!

Não é preciso ser nenhum gênio hoje em dia para perceber que a autonomia das baterias dos smartphones se tornou um dos principais requisitos no momento de decidir a compra. De um lado, as baterias estão ficando cada vez maiores, mas, em contrapartida, as telas de touchscreen acabaram se tornando as grandes vilãs já que também crescem junto.

Mas, quem sabe em um futuro próximo essa situação não possa ser diferente? Ao menos é com isso em mente que alguns pesquisadores da Universidade de Washington estão trabalhando no desenvolvimento de um celular que dispensa o uso das baterias!

Antes de começar a comemoração é bom ficar com os ‘pés no chão’ até porque não se trata de um dispositivo semelhante ao que conhecemos hoje. Para se ter ideia, o primeiro protótipo do aparelho nem tela tem e pelo visto está longe de algum dia virar um touchscreen repleto de funções.

Os primeiros passos serão fazer com que o celular funcione basicamente como os aparelhos que tínhamos no início dos anos 90, ou seja, para ligações e quem sabe, SMS e uma agenda.

O tal celular sem bateria colhe pouquíssimos microwatts de energia que são precisos para que funcione via sinais de rádio ou de luz. Segundo os pesquisadores, o protótipo funciona apenas com 3,5 microwatts de energia. Em termos comparativos aparelhos antigos como o iPhone 4S precisam de algo entre 500 e 2000 mW para funcionar.

O pequeno aparelho recolhe a energia de luz ambiente usando uma minúscula célula solar. Minúscula mesmo, é do tamanho de um grão de arroz. Nos testes, os pesquisadores conseguiram estabelecer comunicação com uma estação a 15 metros de distância e por meio do Skype ainda conseguiram atender chamadas, colocar ligações em espera e claro, receber ligações (só não explicaram como !).

Teoricamente, os pesquisadores dizem que a ideia não é usar algo do tipo (ao menos por enquanto) e sim, desenvolver a tecnologia para que ela ajude a diminuir o consumo nos aparelhos do futuro.

 

Denunciar conteúdo

Tem algo a dizer? Esse é seu momento.

Se quer receber notificações de todos os novos comentários, deve entrar no Beevoz com o seu utilizador. Para isso deve estar registado.