Veja Porque Você NUNCA Deve Lavar O Frango Cru Antes de Cozinhar!

Você costuma lavar o frango antes de cozinhá-lo? Uma pesquisa mostrou que 90% das donas de casa e cozinheiros americanos costumam lavar o frango antes de cozinhá-lo. Saiba como lavar frango corretamente.

Veja Porque Você NUNCA Deve Lavar O Frango Cru Antes de Cozinhar!

Essa prática que parece inofensiva, ao contrário do que muitos pensam, pode trazer riscos para sua saúde.

A carne de frango é um alimento extremamente rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e umidade.

Essas características tornam a carne propícia para o desenvolvimento de microrganismos, caso não seja conservada adequadamente e manipulada em condições ideais de limpeza.

De acordo com pesquisadores da Drexel University, ao lavarmos o frango na pia, estamos colocando todo o ambiente em risco de contaminação. Os respingos de água que entraram em contato com a pele do frango podem viajar até 50cm para toda as direções.

Esses respingos que podem carregar bactérias, tem chances de caírem em pratos limpos que estão secando na pia, ou em alimentos que estão próximos, ocasionando uma contaminação cruzada.

A carne de frango crua pode conter duas bactérias bem comuns: a salmonela e a campylobacter, que podem causar desde diarreia até o desenvolvimento de uma doença autoimune.

Conheça os sintomas:

Campylobacter é uma causa comum de intoxicação alimentar e pode causar sintomas como:

Diarreia 

Náusea

Vômitos

Desidratação

Salmonella – Você sempre deve assumir como presente em seu frango cru – pode causar estes sintomas:

Diarreia

Cólicas abdominais

Desidratação grave (que pode resultar em hospitalização para crianças ou idosos)

Artrite reativa

Quem teria pensado que lavar frango cru poderia ser tão sério?

De acordo com estudos publicados, 47% das pessoas que lavam o frango acabam sendo afetadas de alguma forma por essas bactérias.

É importante lembrar que a bactéria presente no frango cru, será eliminada ao cozinhar. Porém, na pia, não. Ela pode ser facilmente transferida para louças limpas que estão próximas e outros alimentos a espera de processamento.

O assunto é tão sério que fez duas universidades dos Estados Unidos lançarem a campanha “não lave seu frango”. Para evitar essa contaminação, sempre que mexer com qualquer produto cru (vegetais, carnes de boi, frango ou peixe), tire tudo que está limpo ou pronto para comer de perto.

Depois de manusear com alimentos que têm risco de contaminação, basta lavar com água quente ou jogar água quente em cima.

E você, já tinha ouvido falar nisso? Como você costuma fazer o preparo do seu frango cru?

Deixe sua opinião nos comentários.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.

Gostou da matéria? Curta, Comente e Compartilhe com seus amigos!!

 

 

Denunciar conteúdo

Tem algo a dizer? Esse é seu momento.

Se quer receber notificações de todos os novos comentários, deve entrar no Beevoz com o seu utilizador. Para isso deve estar registado.